4 de julho de 2016

Uma tarefa de confiança lindíssima

Na escola pública é o título que a professora Emília Cardoso dá a um conjunto de reflexões pessoais acerca da educação e da missão do professor, feitas em diálogo com Teresa Pimenta, também professora e recentemente falecida.
 
A Autora traz a público memórias suas de uma longa prática de ensino, as quais foi compilando e debatendo com a sua colega e amiga, ao longo de vários anos, e de que foi encontrar registo no espólio intelectual deixado por esta última e por ela recuperado.
 
Num tempo em que se discute a escola pública, se vão anunciando alterações várias aos percursos escolares e se prevêem reformas para todo o sistema de ensino, é particularmente oportuno que se pare para pensar.

É indiscutível que se tem de repensar a escola pública, os seus objectivos nucleares e os recursos que nela devemos (queremos) investir, mas para tal, há que auscultar o que experienciam, o que pensam e sentem, os docentes que nela trabalham e diariamente nela se empenham, conhecer as suas motivações, frustrações e expectativas.

Este pequeno livro é apenas uma experiência reflexiva de duas professoras de história no ensino básico e secundário que assumem como missão explícita educar as novas gerações, que dizem ser uma tarefa de confiança lindíssima (…).

Vale a pena ler e debater. 

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1 comentário:

  1. E como os professores têm sido tão pouco auscultados... Ouvimos reitores, directores de agrupamentos e de colégios privados, pais, alunos por vezes. Funcionários e professores muitíssimo menos. Não nos interessaria debruçar-nos com atenção sobre mais registos de vida e de profissão, tantas vezes sujeitas a instabilidade, pouco reconhecimento para as dificuldades e, muito especialmente, tão cheias de experiências ricas e diversificadas?

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