16 de julho de 2015

Pensar a educação no século XXI
– Desafios e propostas

Foi este o título da conferência que proferi no Instituto Superior de Educação da Universidade do Minho, em Braga, no passado dia 29 Junho. Destaco neste post as considerações finais da apresentação feita.
Aproximam-se eventos eleitorais relevantes, razão que reforça a necessidade de intensificar a reflexão sobre a educação que desejamos e a oportunidade de colocar esta questão no debate público e nas agendas políticas dos partidos e das suas propostas de governo.
 
É urgente que a educação entre na agenda da Assembleia da República e nas suas prioridades legislativas, na avaliação do desempenho do Governo e das Autarquias, nas Universidades e sua missão de ensino e investigação, nos media e sua influência na opinião pública e nas atitudes e comportamentos dos espectadores, designadamente das gerações mais jovens, nas preocupações da intelectualidade e dos cidadãos em geral.
 
Concluo afirmando que a educação é uma questão nuclear que a todos diz respeito, um desígnio que marca o nosso presente e o nosso futuro e por isso cabe a toda a sociedade o dever de se assumir como sociedade educativa.
O texto na íntegra está disponível aqui

Convicta da importância da consrução de uma sociedade educativa, convido os leitores e leitoras a interagirem com os seus comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação.